Mindfulness

Mindfulness é um termo com alguns significados. Começo pelo que não é. A tendência ao ver a palavra em inglês é fazer a tradução literal para “mente cheia”. Esse significado é errado e expressa algo muito contrário ao conceito. A mente no estado de mindfulness tende a ter um fluxo menor de pensamentos.O primeiro significado se refere ao estado de mindfulness, a tradução para o português, atenção plena também não é boa. O que de fato eu inferiria que seria atenção plena? Deixando o lero lero de lado, uma definição seria: o estado produzido ao levar a atenção para o momento presente com uma atitude curiosa e sem julgamento. A perspectiva de mindfulness é a da observação, diferente do que estamos acostumados, fazer inferências, julgamentos, reflexões. É notar, observar sem buscar brigar com o que estamos observando, sem julgar.

Sobre

Foco do tratamento:

  • Estar mais presente e consciente
  • Maior consciência de pensamentos e emoções
  • Melhor regulação emocinal
  • Redução de sintomas depressivos e ansiosos
  • Redução de estresse e burnout

Como praticar?

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Sessões em grupo de mindfulness

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Como técnica de psicoterapia individual

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Com uso de aplicativos de mindfulness

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Em casa com de maneira autoguiada

Até o momento temos o seguinte. Ao praticar mindfulness, digo, o termo pode se referir a uma prática, ou seja, levar nossa atenção ao momento presente com as características acima. E como resultado temos o estado de mindfulness que no inglês tem uma palavra melhor: “awareness”.

Quando estamos pensando com aquela vozinha interna não estamos em mindfulness e quando notamos que estamos pensando estamos em mindfulness. Daí partem duas perspectivas a da mente (modo fazer, pensar, refletir, julgar e inferir) e a do eu observador (notar, reconhecer, perceber os estímulos de todos os sentidos).

Equilibrar-se entre esses dois modos, entre a reflexão e autopercepção, permite melhor gestão dos nossos estados internos, bem como com maior conhecimento de si e decisões mais acertadas.

Existem milhares de estudos sobre mindfulness na literatura científica. Existem evidências de benefício principalmente para depressão, ansiedade, dor e estresse.

A hipótese é que a prática leva a maior regulação emocional, permitindo que as pessoas possam lidar de maneira mais eficaz com as dificuldades emocionais e agir de maneira mais funcional.

Existem várias formas de se aprender como se praticar mindfulness. O que se recomenda é que a pessoa seja instruída por pessoas com conhecimento da área. É possível através de grupos ou workshops ou através de retiro ( esse último por ser mais desafiador é indicado geralmente para quem já tem alguma vivência).

Também existem formas de se incluir mindfulness no acompanhamento psicológico. Eu costumo inserir elementos na psicoterapia quando existe abertura e necessidade de melhorar a regulação emocional.

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Terapia

Terapia cognitivo-comportamental

Sou formado em terapia cognitivo-comportamental (Centro de terapia Cognitiva - CTC Veda) e mindfulness (Universidade Federal de São Paulo). Comecei minha atuação profissioanal como psiquiatra e desde a residência já tinha interesse nas terapias/ psicoterapias. Assim que finalizei essa formação ingressei numa especialização em terapia cognitivo-comportamental.​​​​​​

Ficava intrigado com funcionamento da mente e pude compreender com o curso que geralmente o sofrimento se deve mais à forma como as pessoas vêem uma situação do que pela situação em si. Achei esse conceito maravilhoso e com grande potencial terapêutico.

Mindfulness

Mindfulness e terapia de aceitação e compromisso

Já era terapeuta cognitivo-comportamental e entendia que o sofrimento está bem relacionado a como as pessoas avaliam a si mesmas, o mundo, as pessoas e o seu futuro. Percebi que ainda faltava algo e decidi estudar. Encontrei vários dados científicos relacionados aos benefícios das práticas de atenção ao presente momento (mindfulness) para ansiedade, depressão, dor, ou seja, conhecimento validado pela ciência como eficaz.
Com o mindfulness, além de trabalhar o conteúdo psicológico, passei a entender também como as pessoas se relacionam com os mesmos. Partindo da perspectiva de que a mente tem um funcionamento próprio,  de que é uma grande fábrica de informações e nem sempre boas sobre nós mesmos. Mudar a atitude diante dos pensamentos, emoções e impulsos tem um benefício para o manejo de ansidade, depressão e eleva o bem estar.

Certficações

Currículo

  • Médico pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Residência médica em psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Título de psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
  • Médico da da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
  • Membro da Associação Americana de Psiquiatria (APA)
  • Terapeuta cognitivo-comportamental formado pelo Centro de Terapia Cognitiva VEDA (CTC VEDA em SP)
  • Especialização em mindfulness pela UNIFESP
  • Instrutor de Mindfulness pela UNIFESP
  • Especialização em dependência química pela UNIFESP
  • Essentials of CBT: The Beck Approach (Beck Institute - Philadelphia, USA)
  • CBT for Depression (Beck Institute - Philadelphia, USA)
  • Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) - Russ Harris
  • Atualização em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) - IPQ - USP
  • Atuou como coordenador do hospital dia Cantareira em São Paulo (2015)
  • Atuou como médico assistente do hospital psiquiátrico UNAD (2012-2015)
  • Foi chefe da interconsulta do Hospital Vitória (2016-2018)
  • Coordenador médico da Clínica Estar Saúde Mental

Tratamentos

Depressão

Tristeza por si só não é depressão. O quadro clínico envolve vários outros sintomas com impacto na vida e perda de vitalidade.

Transtorno de pânico

Pânico é um quadro da esfera da ansiedade que envolve crises recorrentes intensas com várias características que muitas vezes se confundem com problemas físicos como infarto ou asma.

Fobias

As fobias, também chamadas de fobias simples se referem a medos específicos como de barata, avião, altura, animais etc.

Transtorno de ansiedade

Existem vários transtornos de ansiedade, geralmente quando se fala em ansiedade de maneira mais geral estamos nos referindo ao transtorno de ansiedade generalizada.

Trantorno bipolar

Bipolaridade não é ter variação de humor, isso é normalidade. Na bipolaridade existem características de depressão que se intercalam com episódios com características distintas.

Esquizofrenia

É um quadro com surtos psicóticos recorrentes e que tem tratamento, se adequado com boa evolução.

Burnout

A exaustão emocional no trabalho tem algumas características um pouco distintas da depressão comum.

Fobia social

Fobia é a da esfera da ansiedade social, ou seja, o receio da avaliação do outro nos ambientes sociais. Tem tratamento, tanto com medicação e terapia.

Insônias

Não dormir bem pode ser tanto um sintoma quanto um quadro clínico ou diagnóstico a parte.
Por isso o tratamento deve ser bem focado para evitar uso desnecessário de medicações e tratar a causa base quando existe.

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